Quiropraxia

TIMLER | Quiropraxia Gonstead

O que é Quiropraxia?

A quiropraxia é um dos segredos mais bem guardados da área da saúde. Sendo a maior profissão de saúde natural do mundo, já ajudou milhões de pessoas a recuperar a função e a vitalidade sem depender de medicamentos ou cirurgias. Pesquisas mostram que quem recebe cuidados quiropráticos passa por menos cirurgias, utiliza menos remédios e relata muito menos problemas de saúde contínuos do que a população em geral. Não é à toa que a quiropraxia mantém consistentemente alguns dos maiores índices de satisfação em toda a área da saúde.

A quiropraxia promove a saúde de forma natural. No seu princípio básico, a verdadeira saúde depende de uma coluna forte e de uma conexão clara entre o cérebro e o corpo. Por meio de uma avaliação cuidadosa e de ajustes precisos, a quiropraxia restaura o movimento e o equilíbrio adequados — ajudando o corpo a lidar melhor com o estresse, a ter mais desempenho no dia a dia e a prevenir futuros desafios de saúde.

O cuidado quiroprático regular fortalece o corpo de dentro para fora, aumentando a resiliência, promovendo o bem-estar e reduzindo as chances de adoecer.

E o mais importante: a quiropraxia não se limita a quem tem queixas específicas — ela é para todos, independentemente de sintomas, idade ou condição física e mental. Graças ao seu nível excepcional de segurança e eficácia, mais de 50 milhões de pessoas escolhem a quiropraxia todos os anos — para proteger sua saúde, melhorar sua performance e viver com mais vitalidade, de forma natural.

Benefícios físicos

  • Alívio da dor

  • Melhora a postura, o equilíbrio e a mobilidade

  • Aperfeiçoa a função do sistema nervoso

  • Auxilia na recuperação de lesões

  • Reduz a tensão e a rigidez muscular

  • Pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico

  • Promove o bem-estar físico geral

  • Favorece a saúde e o bom funcionamento das articulações

Benefícios Emocionais

  • Maior bem-estar geral
  • Maior sensação de calma e equilíbrio
  • Melhor resiliência ao estresse
  • Mais confiança no próprio corpo

Benefícios Mentais

  • Melhor foco e concentração
  • Melhoria na qualidade do sono
  • Redução da “névoa mental”
  • Melhor desempenho cognitivo

O cuidado quiroprático é altamente eficaz. Segundo o Dr. Michael Schneider, Professor de Ciências da Saúde na Universidade de Pittsburgh:

“As evidências são esmagadoras ao mostrar que os quiropraxistas tendem a ter taxas muito altas de satisfação dos pacientes. Do ponto de vista da saúde pública, veríamos muito menos exames desnecessários, hospitalizações e prescrições de opioides se as pessoas procurassem quiropraxistas para tratar suas dores nas costas e no pescoço.”

Além do já conhecido Magna Report (Ontário, 1993), evidências mais recentes continuam a confirmar os benefícios da quiropraxia. A Lancet Low Back Pain Series de 2018 destacou os tratamentos manuais e não farmacológicos — incluindo o ajuste da coluna — como opções de primeira linha no manejo da dor lombar.

Revisões sistemáticas e diretrizes clínicas atualizadas também reforçam isso: a manipulação da coluna associada a exercícios e à educação do paciente é regularmente recomendada em detrimento do repouso ou do uso isolado de medicamentos, tanto para dor lombar aguda e subaguda quanto para dor crônica.

A quiropraxia é eficaz?

Saúde Natural com Quiropraxia

A quiropraxia é a maior profissão de saúde natural do mundo. Ao focar na coluna e no sistema nervoso, os quiropraxistas fortalecem a conexão entre o cérebro e o corpo, promovendo a saúde de forma natural. O objetivo do cuidado quiroprático é melhorar a função, corrigir problemas posturais, reduzir a dor e potencializar a capacidade natural de cura do corpo.

Além dos ajustes na coluna, os quiropraxistas também podem utilizar:

  • Técnicas de respiração
  • Estratégias de relaxamento e visualização
  • Exercícios para fortalecer e estabilizar o corpo
  • Orientações sobre nutrição e estilo de vida

Em vez de simplesmente tratar dores e sintomas, a quiropraxia ajuda a restaurar o equilíbrio do corpo, aumentando a resiliência ao estresse, aprimorando a função e apoiando a saúde geral.

Evidência científica sobre a segurança da quiropraxia

Desde o seu início em 1895, a quiropraxia tem demonstrado ser consistentemente uma das profissões de saúde mais seguras do mundo. Como qualquer forma de cuidado em saúde, não é totalmente isenta de riscos, mas os potenciais efeitos associados à quiropraxia são geralmente leves e de curta duração.

A principal intervenção utilizada pelos quiropraxistas é o ajuste da coluna. Os efeitos secundários mais comuns relatados incluem leve dor muscular, tontura, dor de cabeça ou formigamento nos braços ou pernas — todos raros e temporários.

Um grande estudo realizado no Reino Unido, que analisou 20.000 prontuários de pacientes, não encontrou efeitos adversos graves e apenas um pequeno número de efeitos leves. Um estudo de acompanhamento com 500 pacientes, conduzido um ano depois, confirmou que esses efeitos menores não interferiram nos benefícios de longo prazo (após três meses) dos cuidados quiropráticos. Ambos os estudos foram publicados na respeitada revista médica Spine.

Evidência científica que apoia a quiropraxia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a quiropraxia como “uma profissão da área da saúde voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema neuromusculoesquelético, bem como dos efeitos desses distúrbios na saúde em geral.”

Atualmente, a quiropraxia é reconhecida como uma profissão de cuidados primários de saúde na maioria dos estados-membros da União Europeia, assim como em muitos países ao redor do mundo. Entre eles estão França, Portugal, Itália, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, todos os países nórdicos, Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, entre outros. Graças ao seu sólido histórico de segurança e às evidências de eficácia, muitos desses países integraram oficialmente a quiropraxia em seus sistemas nacionais de saúde.

Como também observa a OMS, “a quiropraxia dá ênfase a tratamentos manuais, incluindo ajustes da coluna, outras manipulações articulares e a educação do paciente.” Por esse motivo, os estudos destacados no dossiê abaixo concentram-se nas intervenções quiropráticas mais utilizadas e em seu impacto nos resultados dos pacientes.

Tens mais perguntas?